DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA/SOCIEDADE DA FORMAÇÃO/PAPEL DA EDUCAÇÃO FORMAL
1 INTRODUÇÃO
Estamos vivendo a era da revolução da informação, lastreada na tecnologia disponível, que ilumina as barreiras da distância relacionada à língua e à cultura e nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um modo de viver e pensar, agir e interagir.Acreditamos que para o desenvolvimento desta sociedade da informação é imprescindível a integração do acesso à informação para capacitar e atualizar cidadãos para que possam competir no mercado de trabalho. A informação reduz incertezas e o acesso a ela aumenta a competitividade.José Manuel Moran, apresenta as novas tecnologias como meio mais eficaz para o aprendizado, não só na escola como também interligados em rede, onde os mesmos ampliam a distância, revolucionando nossa vida no cotidiano.Hoje as escolas precisam de inovação, onde as atividades sejam interessantes e que possam despertar no aluno o interesse por mudanças. Portanto a escola pode ser um espaço de inovação de experimentação saudável de novos caminhos, a ampliar horizontes, e motivar-los para viver melhor. Pois esses, além de bons profissionais, são bons educadores.Como exemplo, trecho de um texto de Pedro DEMO, um ícone da área educacional:Uma das marcas mais profundas da atual sociedade é a de ser “sociedade do conhecimento”. (...) o combate à pobreza e à exclusão precisa levar em consideração o desafio do conhecimento. (...) a sociedade do conhecimento confia mais na educação, porque está mais próxima da cidadania emancipatória, tendo no conhecimento seu instrumento principal. (DEMO, 2000, p. 5)
2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
O estudo sobre o processo de aprendizagem, do indivíduo destaca-se nesta sociedade em que o conhecimento ganha, cada vez mais, espaço e a necessidade de saber, a cada dia, se torna cada vez maior. E, diante da necessidade crescente de se aprender e produzir conhecimentos para viver bem. Nesta era de pleno desenvolvimento científico e tecnológico, saber como se processa a aprendizagem é extremamente importante para buscarem-se os melhores caminhos na construção de um processo educativo mais eficiente. O papel da escola significa propiciar condições teóricas para desenvolver uma nova ação pedagógica, voltada para garantir aos educando um aprendizado melhor e a todos os indivíduos a possibilidade de encontrar seus próprios meios de aprender. Formando alunos capazes de pensar e ter autonomia para tomar decisões, em todos os sentidos. Não só transmitir os conhecimentos da disciplina, mas educar para a vida. Mostrar, em qualquer circunstância, o que é certo e o que é errado. Corrigir, sempre. Dar o bom exemplo.O papel do professor, é que consiga de verdade ser um educador que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja politicamente participativo que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um líder que tem nas mão a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, ajudar a crescer. Dar a semente e ensinar a plantar. Cuidar e adubar a planta para que se torne uma bela e frondosa árvore e que o professor possa, mais tarde quando encontrar o seu aluno já adulto dizer, com orgulho: Aquele homem (mulher) de sucesso foi meu aluno!A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. Portanto o compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, requerem dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. Os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas. Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento-ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.
3 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3.1 A utilização da informática na escola é um dos meios que pode melhorar muito o crescimento geral de todo o trabalho educativo, portanto a informática ela só vem a beneficiar e fortalecer o trabalho na escola, trazendo assim motivação para os alunos e até mesmo para os professores realizarem seus trabalhos com mais motivação e de forma mais atrativa.As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais. Um administrador tem nas tecnologias, hoje um apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas, para pensar a educação do futuro e refletir sobre o processo de globalização da cultura e das comunicações visando assim uma boa aprendizagem com abertura na busca de novos conhecimentos.É fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagens conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática. 3.2 A informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor voltado para formação/aperfeiçoamento do professor.
- A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. A proposta da TV Escola é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas. Na implantação do Canal, cada escola pública com mais de 100 alunos recebeu um kit, composto por uma antena parabólica para sintonizar o canal e um vídeo-cassete. Assim, o educador pode gravar os programas e exibi-los em sala de aula ou usá-los para uso próprio, enriquecendo se conhecimento e sua práticapedagógica. Sua programação exibe, durante 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros, produções da própria TV Escola, e é dividida em faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta.Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.Hoje a TV Escola atinge 400 mil professores em 21 mil escolas públicas do país (INEP, 2006).Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
- O PROJETO DVD ESCOLA
Integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a eqüidade da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como Projeto de sinalização e compromisso, com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola.A utilização será de grande importância Uma vez que o acervo e os modernos aparelhos de DVD alcançarão escolas públicas ainda não atendidas e serão de grande utilização para aprendizagem presencial ou virtual de alunos e professores.Recursos didático-pedagógico em atividades realizadas com alunos- O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formaçãocidadãdoaluno.- O Programa Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais. Entedemos que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem às oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes.
- SEED representa a clara intenção do atual governo de investir na educação à distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira.Todos esses programas só vieram a nos esclarecer, as vantagens que o governo oferece aos professores, contribuindo para a melhoria da educação. Onde integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a eqüidade da educação básica no Brasil. Infelizmente muitas não são usadas de forma adequada, muitas vezes ficam guardados, engavetados chegando até mesmo a estragar por falta de pessoas preparada para a utilização desses materiais.
3.3 Novos desafios na educação - a internet na educação presencial e virtualCom a chegada da internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar e gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicações. Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal.
Pedagogicamente a internet é uma proposta de grande valia, pois o educador pode estar melhorando sua metodologia de ensino de forma criativa, ampliando conhecimentos e modificando seu processo avaliativo. Os processos de ensino sofrem reorganizações independentes se queremos ou não e precisamos esta acompanhando este ritmo..Questões sobre como ensinar e aprender de forma inovadora, com novas tecnológicas, principalmente com a internet. Estão acontecendo mudanças tão profundas na sociedade, que eles afetam também a educação. Isso nos obriga a repensar os modelos pedagógicos que nós temos aqueles modelos centrados no professor, que começam a mudar, a ser mais participativos. Além de gerenciar a informação, é importante aprender a gerenciar também sentimentos, afetos, todo o universo das emoções. Educar é um processo complexo, não é somente ensinar idéias, é ensinar também a lidar com toda essa gama de sensações, emoções que nos ajudem a nos equilibrarmos e a viver com confiança. O professor que tem uma atitude de equilíbrio e que inspira confiança ajuda muito os seus alunos a evoluir no processo de aprendizagem.
Com toda essa globalização expandem-se os meios direcionados à educação, partindo dos cursos presencias uma ponte para educação à distância como também para a virtual, ou seja, tudo isso sendo fruto de uma sociedade moderna que necessita de homens capacitados para operar no mercado competitivo que hoje se encontra. Contudo as aulas presenciais não deixaram de ser prioridade, pois é através dela que estabelecemos uma união de confiança, incentivo, elaboração precisa em busca de objetivos, mas com todo este leque de opções, podemos nos dar a oportunidade de liberdade no tempo e no espaço com mais flexibilidade.
Uma das coisas mais bonitas que aprendi nesses últimos anos é que o processo de aprendizagem não se faz só na escola, mas se faz fundamentalmente na vida. A escola serve para organizar rapidamente algumas áreas do conhecimento, mas é na vida que aprendemos mais, que vamos adquirindo a visão de totalidade.Então, aprende-se hoje muito pela interação, mas esquecemos que o conhecimento só se faz forte, só se consolida quando o reorganizamos dentro da nossa própria perspectiva, do nosso universo, do nosso repertorio, do nosso contexto e, para isso, precisamos ter o nosso tempo, o nosso dia, ter também a capacidade de olhar para nós mesmos..A tecnologia avança rapidamente em todas as dimensões da sociedade. De alguma forma ela interfere na necessidade de mudanças na escola, uma das instituições mais resistentes às mudanças. Está claro hoje que ficar falando numa sala de aula, em qualquer nível, e o aluno apenas ouvindo é inadequado. Todo o processo presencial ou a distância precisa ser repensado. Não é uma questão de ficar jogando um contra o outro. Ambos precisam mudar e a tecnologia participará desse movimento, porém não será determinante. Além disso, os processos de ensinar e aprender não são tão simples para serem resolvido apenas tecnologicamente. Lidar com seres humanos é complexo, pois têm ritmos, tempos e processos de aprendizagem diferentes. E aí está o problema.No entanto ainda existem pessoas que nem conhecem um computador, a não ser por televisão ou revistas, e que o acesso ainda está um pouco distante.
3.3.1 Sites com ótimos conteúdos e recursos didáticos
http://www.smilinguido.com.br/jogos/
Este site traz muitos jogos educativos, que desperta a criatividade da criança, levando a mensagem cristã do amor de Deus e do amor ao próximo. O personagem busca difundir valores universais como o cuidado com o meio ambiente, a bondade, honestidade, amizade, perdão, entre outros, que resgatam a dignidade e promovem o desenvolvimento humano.
REDE ESCOLA
O PROJETO REDESCOLA. Traz benefícios para as escolas: assessoria em tecnologia aplicada à educação, softwares educacionais, site da escola, boletim escolar, equipamentos (computadores, telão, projetores, etc), capacitação dos professores.
4 CONCLUSÃO
O texto nos dá uma visão da importância da tecnologia nos nossos dias, além disso, a pessoa que faz uso da informação deve ter seu senso crítico e a capacidade de análise e aprendizado altamente desenvolvido para atingir seus objetivos em um ambiente extremamente dinâmico. E que possibilitarão o indivíduo a sobreviver e ter êxito na sociedade do conhecimento nos dias de hoje. Dos professores, espera-se que construam comunidade de aprendizagens, criem a sociedade do conhecimento despertando nos seus alunos a capacidade para a inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação.A educação e consequentemente, escola e professores devem estar a serviço da criatividade e da inventabilidade, de poder estar sempre em busca do conhecimento que pode ser construído em qualquer que seja a comunidade rica ou pobre, portanto é passível sim educar para a vida.
1 INTRODUÇÃO
Estamos vivendo a era da revolução da informação, lastreada na tecnologia disponível, que ilumina as barreiras da distância relacionada à língua e à cultura e nos conduz a novos processos de produção, a novas formas de diversão, a um modo de viver e pensar, agir e interagir.Acreditamos que para o desenvolvimento desta sociedade da informação é imprescindível a integração do acesso à informação para capacitar e atualizar cidadãos para que possam competir no mercado de trabalho. A informação reduz incertezas e o acesso a ela aumenta a competitividade.José Manuel Moran, apresenta as novas tecnologias como meio mais eficaz para o aprendizado, não só na escola como também interligados em rede, onde os mesmos ampliam a distância, revolucionando nossa vida no cotidiano.Hoje as escolas precisam de inovação, onde as atividades sejam interessantes e que possam despertar no aluno o interesse por mudanças. Portanto a escola pode ser um espaço de inovação de experimentação saudável de novos caminhos, a ampliar horizontes, e motivar-los para viver melhor. Pois esses, além de bons profissionais, são bons educadores.Como exemplo, trecho de um texto de Pedro DEMO, um ícone da área educacional:Uma das marcas mais profundas da atual sociedade é a de ser “sociedade do conhecimento”. (...) o combate à pobreza e à exclusão precisa levar em consideração o desafio do conhecimento. (...) a sociedade do conhecimento confia mais na educação, porque está mais próxima da cidadania emancipatória, tendo no conhecimento seu instrumento principal. (DEMO, 2000, p. 5)
2 O PROCESSO DE FORMAÇÃO ESCOLAR E A UTILIZAÇÃO DA INFORMÁTICA
O estudo sobre o processo de aprendizagem, do indivíduo destaca-se nesta sociedade em que o conhecimento ganha, cada vez mais, espaço e a necessidade de saber, a cada dia, se torna cada vez maior. E, diante da necessidade crescente de se aprender e produzir conhecimentos para viver bem. Nesta era de pleno desenvolvimento científico e tecnológico, saber como se processa a aprendizagem é extremamente importante para buscarem-se os melhores caminhos na construção de um processo educativo mais eficiente. O papel da escola significa propiciar condições teóricas para desenvolver uma nova ação pedagógica, voltada para garantir aos educando um aprendizado melhor e a todos os indivíduos a possibilidade de encontrar seus próprios meios de aprender. Formando alunos capazes de pensar e ter autonomia para tomar decisões, em todos os sentidos. Não só transmitir os conhecimentos da disciplina, mas educar para a vida. Mostrar, em qualquer circunstância, o que é certo e o que é errado. Corrigir, sempre. Dar o bom exemplo.O papel do professor, é que consiga de verdade ser um educador que conheça o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja politicamente participativo que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um líder que tem nas mão a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, ajudar a crescer. Dar a semente e ensinar a plantar. Cuidar e adubar a planta para que se torne uma bela e frondosa árvore e que o professor possa, mais tarde quando encontrar o seu aluno já adulto dizer, com orgulho: Aquele homem (mulher) de sucesso foi meu aluno!A Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. Portanto o compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, requerem dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. Os professores precisam aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas. Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento-ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.
3 ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O USO DA INFORMÁTICA NA ESCOLA E NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
3.1 A utilização da informática na escola é um dos meios que pode melhorar muito o crescimento geral de todo o trabalho educativo, portanto a informática ela só vem a beneficiar e fortalecer o trabalho na escola, trazendo assim motivação para os alunos e até mesmo para os professores realizarem seus trabalhos com mais motivação e de forma mais atrativa.As tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, disperso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais. Um administrador tem nas tecnologias, hoje um apoio indispensável ao gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas, para pensar a educação do futuro e refletir sobre o processo de globalização da cultura e das comunicações visando assim uma boa aprendizagem com abertura na busca de novos conhecimentos.É fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagens conectadas, a distância. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática. 3.2 A informática na sala de aula – uso pessoal e didático pelo professor voltado para formação/aperfeiçoamento do professor.
- A TV Escola é um canal de televisão do Ministério da Educação que capacita, aperfeiçoa e atualiza educadores da rede pública desde 1996. A proposta da TV Escola é proporcionar ao educador acesso ao canal e estimular a utilização de seus programas, contribuindo para a melhoria da educação construída nas escolas. Na implantação do Canal, cada escola pública com mais de 100 alunos recebeu um kit, composto por uma antena parabólica para sintonizar o canal e um vídeo-cassete. Assim, o educador pode gravar os programas e exibi-los em sala de aula ou usá-los para uso próprio, enriquecendo se conhecimento e sua práticapedagógica. Sua programação exibe, durante 24 horas diárias, séries e documentários estrangeiros, produções da própria TV Escola, e é dividida em faixas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto Para o Futuro e Escola Aberta.Existe ainda, em horário especial, uma faixa destinada a cursos para a formação continuada de educadores, onde são oferecidos cursos de aperfeiçoamento das línguas inglesa, espanhola e francesa.Hoje a TV Escola atinge 400 mil professores em 21 mil escolas públicas do país (INEP, 2006).Os principais objetivos da TV Escola são o aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade do ensino.
- O PROJETO DVD ESCOLA
Integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a eqüidade da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como Projeto de sinalização e compromisso, com a atualização tecnológica e democratização da TV Escola.A utilização será de grande importância Uma vez que o acervo e os modernos aparelhos de DVD alcançarão escolas públicas ainda não atendidas e serão de grande utilização para aprendizagem presencial ou virtual de alunos e professores.Recursos didático-pedagógico em atividades realizadas com alunos- O RIVED (Rede Interativa Virtual de Educação) tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formaçãocidadãdoaluno.- O Programa Rádio Escola desenvolve ações que utilizam a linguagem radiofônica para o aprimoramento pedagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protagonismos cidadãos e o treinamento de grupos profissionais. Entedemos que o salto tecnológico que tem causado profundas modificações culturais pode efetivamente trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem às oportunidades de apreensão do saber através das variadas mídias existentes.
- SEED representa a clara intenção do atual governo de investir na educação à distância e nas novas tecnologias como uma das estratégias para democratizar e elevar o padrão de qualidade da educação brasileira.Todos esses programas só vieram a nos esclarecer, as vantagens que o governo oferece aos professores, contribuindo para a melhoria da educação. Onde integra um conjunto de políticas e ações do Ministério da Educação cujo foco é garantir a universalização, o elevado padrão de qualidade e a eqüidade da educação básica no Brasil. Infelizmente muitas não são usadas de forma adequada, muitas vezes ficam guardados, engavetados chegando até mesmo a estragar por falta de pessoas preparada para a utilização desses materiais.
3.3 Novos desafios na educação - a internet na educação presencial e virtualCom a chegada da internet defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar e gerenciar a seleção e organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicações. Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal.
Pedagogicamente a internet é uma proposta de grande valia, pois o educador pode estar melhorando sua metodologia de ensino de forma criativa, ampliando conhecimentos e modificando seu processo avaliativo. Os processos de ensino sofrem reorganizações independentes se queremos ou não e precisamos esta acompanhando este ritmo..Questões sobre como ensinar e aprender de forma inovadora, com novas tecnológicas, principalmente com a internet. Estão acontecendo mudanças tão profundas na sociedade, que eles afetam também a educação. Isso nos obriga a repensar os modelos pedagógicos que nós temos aqueles modelos centrados no professor, que começam a mudar, a ser mais participativos. Além de gerenciar a informação, é importante aprender a gerenciar também sentimentos, afetos, todo o universo das emoções. Educar é um processo complexo, não é somente ensinar idéias, é ensinar também a lidar com toda essa gama de sensações, emoções que nos ajudem a nos equilibrarmos e a viver com confiança. O professor que tem uma atitude de equilíbrio e que inspira confiança ajuda muito os seus alunos a evoluir no processo de aprendizagem.
Com toda essa globalização expandem-se os meios direcionados à educação, partindo dos cursos presencias uma ponte para educação à distância como também para a virtual, ou seja, tudo isso sendo fruto de uma sociedade moderna que necessita de homens capacitados para operar no mercado competitivo que hoje se encontra. Contudo as aulas presenciais não deixaram de ser prioridade, pois é através dela que estabelecemos uma união de confiança, incentivo, elaboração precisa em busca de objetivos, mas com todo este leque de opções, podemos nos dar a oportunidade de liberdade no tempo e no espaço com mais flexibilidade.
Uma das coisas mais bonitas que aprendi nesses últimos anos é que o processo de aprendizagem não se faz só na escola, mas se faz fundamentalmente na vida. A escola serve para organizar rapidamente algumas áreas do conhecimento, mas é na vida que aprendemos mais, que vamos adquirindo a visão de totalidade.Então, aprende-se hoje muito pela interação, mas esquecemos que o conhecimento só se faz forte, só se consolida quando o reorganizamos dentro da nossa própria perspectiva, do nosso universo, do nosso repertorio, do nosso contexto e, para isso, precisamos ter o nosso tempo, o nosso dia, ter também a capacidade de olhar para nós mesmos..A tecnologia avança rapidamente em todas as dimensões da sociedade. De alguma forma ela interfere na necessidade de mudanças na escola, uma das instituições mais resistentes às mudanças. Está claro hoje que ficar falando numa sala de aula, em qualquer nível, e o aluno apenas ouvindo é inadequado. Todo o processo presencial ou a distância precisa ser repensado. Não é uma questão de ficar jogando um contra o outro. Ambos precisam mudar e a tecnologia participará desse movimento, porém não será determinante. Além disso, os processos de ensinar e aprender não são tão simples para serem resolvido apenas tecnologicamente. Lidar com seres humanos é complexo, pois têm ritmos, tempos e processos de aprendizagem diferentes. E aí está o problema.No entanto ainda existem pessoas que nem conhecem um computador, a não ser por televisão ou revistas, e que o acesso ainda está um pouco distante.
3.3.1 Sites com ótimos conteúdos e recursos didáticos
http://www.smilinguido.com.br/jogos/
Este site traz muitos jogos educativos, que desperta a criatividade da criança, levando a mensagem cristã do amor de Deus e do amor ao próximo. O personagem busca difundir valores universais como o cuidado com o meio ambiente, a bondade, honestidade, amizade, perdão, entre outros, que resgatam a dignidade e promovem o desenvolvimento humano.
REDE ESCOLA
O PROJETO REDESCOLA. Traz benefícios para as escolas: assessoria em tecnologia aplicada à educação, softwares educacionais, site da escola, boletim escolar, equipamentos (computadores, telão, projetores, etc), capacitação dos professores.
4 CONCLUSÃO
O texto nos dá uma visão da importância da tecnologia nos nossos dias, além disso, a pessoa que faz uso da informação deve ter seu senso crítico e a capacidade de análise e aprendizado altamente desenvolvido para atingir seus objetivos em um ambiente extremamente dinâmico. E que possibilitarão o indivíduo a sobreviver e ter êxito na sociedade do conhecimento nos dias de hoje. Dos professores, espera-se que construam comunidade de aprendizagens, criem a sociedade do conhecimento despertando nos seus alunos a capacidade para a inovação, flexibilidade e o compromisso com a transformação.A educação e consequentemente, escola e professores devem estar a serviço da criatividade e da inventabilidade, de poder estar sempre em busca do conhecimento que pode ser construído em qualquer que seja a comunidade rica ou pobre, portanto é passível sim educar para a vida.
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